Povo Cigano na Umbanda

Povo Cigano na Umbanda

 

 

UM POVO SOFRIDO E MUITO CONHECIDO COMO POVO DO VENTO, QUE NÃO TEM PARADEIRO E NEM LUGAR DEFINIDO, NA UMBANDA É RESPEITADO COMO UMA ENTIDADE ENCANTADA, POVO CIGANO É O POVO DA PAIXÃO E DO MISTÉRIO DA MAGIA COM SUA DANÇA SUA MAGIA E SEU MISTÉRIO TRAZ.

POVO CIGANO NUNCA FOI EXÚ

Na umbanda conhecemos muito o povo cigano numa gira e numa festa de Exú, mas certamente o povo cigano não é Exú, povo cigano são um ser encantado, Exú é guardião, guerreiro, feiticeiro.. As vezes comparamos ciganos com exú por ser um povo que viveu histórias de magias e grande encantos, por ser um povo que levava grandes mistérios e segredos um de seus mais conhecidos é a QUIROMANCIA é um grande mistério antigo que os ciganos continha com eles, conhecido como as leituras nas linhas da mão.

 Porém cada Exú contém sua lenda e sua história,  os ciganos também os ciganos viviam em acampamentos e tinham grande devoção por SANTA SARA KALI  sua protetora e padroeira o povo cigano também naquela época faziam trabalhos amorosos e continha com eles simpatias passadas de família cigana a seus herdeiros da família, suas rezas até hoje são muitos usadas o povo cigano rezava sobre a lua com um véu.

Banhos aromáticas naquela época mesmo eles já tomavam banho e praticavam ritos sobre a lua nova, onde por eles é considerado onde de tudo novo começa, na Espanha e em Portugal são os países considerados onde viveu muitos povos ciganos, em sua grande cultura os povos ciganos são feitos casamentos antes dos 14 anos de idade passou disto não tem como mas se casas dentro da cultura cigana.

Como cada Exú é guardião de um certo lugar ou é responsável por uma parte no universo na Umbanda os povos ciganos após serem encantados também receberam por isto é muito ascimilado Exú com os Ciganos alguns exemplos são:

Ciganas que abitavam na praia (FORAM ABIZADOS) com o nome de Cigana da Praia

Ciganas mortas por pessoas má e feiticeiras.. (FORAM BATIZADAS) com o nome de Cigana das almas

Ciganas que andavam muito em estrada e abitavam certamente muito perto de estradas de caminhos os seus acampamentos.. (FORAM BATIZADAS) com o nome de Cigana da estrada.

Naquela época cada ciganos que ficavam em um certo lugar após a morte para a Umbanda foram coroados e encantados, como os CIGANOS DO ORIENTE.

 Autor: Espiritualista Eduardo Henrique