Oração para Santa Sara

Abençoada Senhora, protetora de todos os caminhantes, conduza-nos com sua Luz na segurança de nossos passos.
Que saibamos reconhecer, Senhora Santa Sara, que toda nossa busca, todo nosso anseio, poderá ser facilitado, se olharmos aos nossos semelhantes, como a Senhora olhou e cuidou dos seus, até chegarem ao destino seguro.
Assim como os Anjos Celestiais, a conduziram, rogamos sua proteção em nossos caminhos por esta vida.
Senhora Santa Sara, somos todos Ciganos em busca de um campo plano e virtuoso onde possamos fincar nossas barracas e viver a alegria com nossas famílias. Que hoje, no seu dia especial, nossa alma se alegre e festeje na sua Graça e Bondade, e todas as cores do céu, enfeitem a nossa vida na certeza de dias claros e serenos.

SALVE SANTA SARA KALI

Santa Sara Kali é a padroeira dos ciganos. Há muitas lendas sobre a origem da Santa Sara, desde que ela seria serva e parteira de Maria e que Jesus a teria em alta estima por te-lo trazido ao mundo.Outras que ela era serva de Maria Madalena.
O epíteto Kali significa "negra", porque sua tez é escura. Seu culto se liga ao culto das Madonas Negras.
Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo. Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados. 


Autor: Rose Laura
Fonte: Instintocigano.com.br