MÚSICA NEW AGE: SONS DA NOVA ERA

MÚSICA NEW AGE: SONS DA NOVA ERA

MÚSICA NEW AGE: SONS DA NOVA ERA

Conheça as origens, particularidades e o potencial curativo do gênero musical que une corpo, mente e espírito

 

Texto  Redação


 

Quem já curtiu uma viagem interior ao som de canções new age sabe que poucas experiências conseguem ser, ao mesmo tempo, tão relaxantes e tão energizantes. Entre acordes suaves e melodias envolventes, fica fácil se perder em devaneios, entrar em contato com seu próprio ritmo e, claro, chegar mais perto da tão sonhada paz de espírito.

Pois é exatamente esse o principal objetivo desse estilo musical.

Surgido em meados da década de 1960, o new age foi desenvolvido com a intenção de levar o ouvinte a um estado espiritual mais elevado. Um de seus pioneiros foi o artista indiano Ravi Shankar, que resolveu juntar os sagrados sons do Oriente com world music, música ambiente e, até mesmo, elementos eletrônicos. A partir dessa mistura inusitada, ele arrebatou uma legião de fãs, interessados principalmente no caráter transcendental de suas canções.

Pouco a pouco, músicos das mais diversas partes do mundo também começaram a se arriscar em novas e surpreendentes experiências sonoras. Os adeptos do estilo “paz e amor” adoraram a novidade. Estudiosos do conhecimento holístico e místicos em geral foram os próximos a se encantar pelo gênero.

Foi somente nos anos 80, no entanto, que o new age teve seu verdadeiro boom. As canções inspiradas em ruídos da natureza – como barulho de cachoeira, vento entre folhas e sons de animais – passaram a fazer parte de seu repertório e logo caíram no gosto do grande público. Além disso, as grandes gravadoras apostaram em seu potencial e a musicoterapia, enfim, reconheceu suas propriedades terapêuticas.

Hoje, os especialistas afirmam que a música new age pode influenciar nosso estado de espírito – e consequentemente nossa saúde – de duas maneiras. Quando a melodia é tranquila, traz equilíbrio e relaxamento. Já quando o ritmo é intenso, traz coragem e eleva a força interior. De uma forma ou de outra, as músicas transmitem esperança e fé, sentimentos essenciais parar curar doenças tanto do corpo como da alma.

As chamadas canções da nova era também são excelentes trilhas-sonoras para sessões de meditação ou aplicações terapêuticas energéticas (como reiki ou massagens). Para aproveitar ao máximo seus benefícios, basta apertar o play, fechar os olhos e se aventurar em suas incríveis paisagens musicais...

 

Dicas de CDs

Confira algumas sugestões para descobrir os fascinantes acordes do new age.

 

SHEPHERD MOONS, Enya
Warner Music
www.warnermusic.com.br
Um dos maiores sucessos do new age, cercado por uma aura de misticismo e com influências da música celta.

 

 

LIVE IN AMERICA, Kitaro
Geffen
www.geffen.com
Álbum ao vivo de um dos maiores artistas da new age, o tecladista japonês Kitaro.
 

 

 

A NEW AGE VOYAGE, The New Age Orchestra and Singers
CID
www.cid.com.br
Uma seleção especial com 13 dos maiores clássicos da música transcendental.
 

 

 

AN ANCIENTE MUSE, Loreena McKennitt
Universal Music
www.universalmusic.com
Uma das mais interessantes viagens musicais da cantora canadense Loreena Loreena McKennitt.

 

 

Fonte: Triada.com.br