EQUILÍBRIO EM TODAS AS ESTAÇÕES

EQUILÍBRIO EM TODAS AS ESTAÇÕES

EQUILÍBRIO EM TODAS AS ESTAÇÕES

A medicina indiana ensina que as mudanças de estação mexem um bocado com o nosso organismo. Descubra, a seguir, o que fazer para manter o equilíbrio o ano todo, seja debaixo dos cobertores ou na beira da piscina

 

Texto • Geisa D’avo
 


 

Desde cedo, aprendemos que as estações do ano são consequência do movimento da Terra em torno do Sol. O tempo todo, nosso planeta vai girando e o clima vai mudando: de quente para frio; ora chuvoso, ora ensolarado; com flores por todos os cantos ou cinza, bem cinza... E não é só a temperatura que muda. O ayurveda, o tradicional sistema medicinal indiano, ensina que as estações do ano influenciam um bocado nosso equilíbrio interno, da saúde do corpo até o aspecto emocional.

A terapeuta ayurvédica Carla Lindolfo, de São Caetano do Sul, em São Paulo, explica como isso funciona: “Pegue o outono, por exemplo, que é um período especialmente seco. A estação reforça as características de Vata, o que pode sobrecarregar o organismo de quem possui predominância desse dosha. Deve-se, então, tomar cuidados especiais para manter Vata, Pitta e Kapha em equilíbrio”.

E fazer isso é bem fácil. Você pode começar já, seguindo as dicas de Carla, que vêm logo a seguir, para cada estação. E se você não souber qual seu dosha predominante, não tem problema! Afinal, em maior ou menor quantidade, todos estão presentes em nosso organismo. Por isso, os cuidados valem para qualquer um. Vá em frente e aproveite!

 

 

VERÃO

Dosha predominante

Pitta.
 

O que comer

Privilegie alimentos de sabor doce, amargo e adstringente. Procure agradar seu paladar com refeições refrescantes.
 

O que beber

Uma boa pedida para o verão são os chás de hortelã, camomila, erva doce e capim-limão. Lembre-se de ingeri-los diversas vezes ao longo do dia, sempre em temperatura ambiente. Água de coco também ajuda a refrescar.
 

Cuidados com a beleza

Seja para cuidar da pele, seja para realizar qualquer técnica de massagem, procure utilizar óleo de coco, que refresca e alivia o dosha. 
 

Dica da terapeuta

“Lembre-se de que, ao mesmo tempo em que traz calor e paixão, o verão pode provocar alergias e outras doenças. Por isso, para manter o equilíbrio, evite ficar exposto ao sol no horário Pitta, ou seja, entre meio-dia e 15h. Além disso, tente refrescar-se o máximo possível”.

 

INVERNO

Dosha predominante

Transição de Vata para Kapha.
 

O que comer

Prepare refeições que privilegiem os sabores picantes, amargos e adstringentes.
 

O que beber

No frio do inverno, nada melhor do que se aquecer com chás de gengibre, canela ou mel com limão, tal como no outono. Mas, nesse período, você pode tomá-los em temperatura quente. 
 

Cuidados com a beleza

O ideal é recorrer ao óleo de mostarda. Mas como a venda deste produto é proibida no país, você pode substituí-lo por óleos que aqueçam e lubrifiquem a pele. Para realizar massagens, outra opção é utilizar pós aromáticos, como o pó de cálamo.
 

Dica da terapeuta

 

“O inverno é uma estação em que as pessoas têm muitos problemas de mucosa. Por isso, evite ingerir leite nesse período, já que se trata de um alimento mucogênico. Se possível, substitua-o por leite de soja”.

OUTONO

Dosha predominante

Vata.
 

O que comer

Dê preferência a alimentos doces, salgados e ácidos. São sabores que aquecem e nutrem.
 

O que beber

Para equilibrar Vata, o ideal é preparar chás de gengibre, canela ou mel com limão. Nesta época do ano, a bebida pode ser ingerida em temperatura morna. 
 

Cuidados com a beleza

Invista em massagens e aplicações de óleo de gergelim.
 

Dica da terapeuta

“Capriche nos temperos. Esse é um ótimo período para preparar refeições à base de cominho e pimenta do reino, por exemplo, que ajudam a aquecer. E, para quem segue dieta vegetariana, a dica é usar e abusar do azeite”. 

PRIMAVERA

Dosha predominante

Transição de Kapha para Pitta.
 

O que comer

Durante o dia, quando as temperaturas são mais altas, é bom privilegiar alimentos de sabor doce, amargo e adstringente. Já à noite, quando a temperatura cai, dê preferência aos sabores picantes, amargos e adstringentes.
 

O que beber

Nos momentos frios, aqueça-se com chás de gengibre, canela ou mel com limão, sempre em temperatura quente. No calor, aposte nos chás de hortelã, camomila, erva doce e capim-limão.
 

Cuidados com a beleza

Ao longo do dia, recorra a óleos que refresquem o corpo. Já durante a noite, é bom utilizar produtos que aqueçam a pele.
 

Dica da terapeuta

“Por ser justamente o período da ‘passagem’ do inverno para o verão, esta é a época do ano em que se deve cuidar muito bem dos dois doshas predominantes, levando em consideração as mudanças de tempo. No frio, cuide-se de acordo com Kapha. No calor, siga os cuidados de Pitta”.

Fonte: Triada.com.br
 

Consultoria

Carla Lindolfo é terapeuta holística.

E-mail: ayurvedas@hotmail.com