Chabad Lubavitch (Religião)

Chabad Lubavitch (Religião)

Chabad Lubavitch

Chabad Lubavitch, também conhecido como Chabad (do hebraico חבד, acrônimo de "חכמה Chochmah - בינה Binah - דעת Da'at", "sabedoria, Entendimento e Conhecimento"), ouLubavitch ( do hebraico ליובאוויטש, vindo do russo "cidade do amor fraternal" ) é uma das ramificações do hassidismo e uma das maiores organizações judaicas do mundo. Fundado pelo rabi Shneur Zalman de Liadi no século 18, o movimento Lubavitch é guiado por líderes conhecidos como Rebes, dos quais o mais conhecido foi o rabi Menachem Mendel Schneerson (1902-1994). Um de seus membros mais conhecidos é o cantor de reggae Matisyahu.

Messianismo

Alguns adeptos do Chabad Lubavitch creem que o falecido rabi Menachem Mendel Schneerson é o messias. Esta perspectiva é chamada de Mishichist em iídiche1 e a recitação da declaração Viva ao nosso Senhor, Mestre, e nosso Rabino, Rei e Messias, para sempre!2 - é comum entre a minoria dos lubavitchers

 

Conversão via Chabad Lubavitch

Em dezembro de 2007 houve uma petição de conversão de um gentio adepto do Chabad Lubavitch diante de um Beit Din - tribunal religioso.3 A entrevista inicial diante de três rabinos revelou-se problemático a perspectiva messianista do converso. Em uma segunda instância, em um jurado composto por dois rabinos Ortodoxos e dois Haredi, houve impasse, com os rabinos ortodoxos negando a validade de conversão de gentios ao messianismo lubavitch como compatível com o judaísmo. O voto decisório ficou para o Rabino Shlomo Amar, Grão-Rabino sefardita de Israel.